Provedor, vamos falar sobre Infraestrutura de Rede

Provedor, vamos falar sobre Infraestrutura de Rede

O sinal não chega, a manutenção tem sido frequente e parece que se gasta mais com visitas técnicas do que com a ativação de novos clientes, uma das razões para tal pode ser a sua infraestrutura que precisa ser atualizada, a seguir vamos falar sobre algumas mudanças que podem significar muito para você, provedor, e para o seu cliente final.

Vamos começar a falar sobre sua presença, sua localização para oferecer cobertura e assistência, muitos dos problemas dos ISPs é a falta de cobertura para determinadas regiões, e até a falta de um POP (Ponto de Presença) na hora que mais precisam dele!

Sobre sua localização, não necessariamente é física, mas sim a conexão de rede que permite você estar presente em mais localidades, invista em um servidor com ampla cobertura nacional, assim sua presença se tornará maior.

Quando ao POP, vise lugares estratégicos, pois nele estão os equipamentos necessários para permitir o acesso local dos seus clientes à Internet. Não é quantidade, é localização estratégica, a exemplo: Estar em locais de fácil acesso ou de grande presença de clientes.

Outra medida que você pode tomar é o investimento em equipamentos e em tecnologia. Seu provedor já faz uso de fibra óptica? Presente em mais de 70% do país, a fibra tem diversas vantagens, e até corta alguns gastos com a sua manutenção, por não fazer uso de metais condutores em seu comprimento, por exemplo a ausência do cobre que é caro para manter e repor.

Tenha atenção também as economias na hora de comprar equipamentos, nunca se esqueça que o barrato pode sair caro! Procure por fornecedores que possuem garantia na entrega de seus equipamentos, pois uma ONU com defeito pode custar muito a longo prazo, assim como splitters e conectores comprados em grandes quantidades não significam economia, tenha atenção ao seu estoque! Produtos guardados a muito tempo também podem apresentar falhas de funcionamento.

Nossa última dica é um pouco fora da curva, mas fará sentido. Invista em telemarketing ou em um bom serviço de atendimento ao cliente. Muitos problemas de internet podem ser resolvidos pela central ou até mesmo o próprio cliente pode ser instruído para tal, ter atendentes preparados para passar as instruções necessárias é fundamental pois comunicação é a alma do negócio. Uma equipe unida faz toda a diferença. Valorize seus funcionários pois isso reflete no trabalho que eles produzem e consequentemente no que chega ao cliente.

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